Motonauta e Arrais Amador

Onde pode navegar: Com a carteira de Arrais Amador você poderá navegar nos limites da navegação de interior de Portos, ou seja, em rios, lagos, represas, baías, angras, enseadas e canais navegáveis com embarcações de propulsão a motor e a vela a carteira de habilitação é obrigatória. Para se habilitar, você deve ter mais de 18 anos e como Arrais Amador, você poderá conduzir somente embarcações, EXCETO JET SKI.

O Curso é totalmente apostilado e seu conteúdo programático consiste em: conhecimentos gerais sobre embarcações, marinharia, manobras, balizamento, combate a incêndio, primeiros socorros, RLESTA (antigo RTM – regulamento dos tráficos marítimos), sobrevivência no mar, legislação marítima e RIPEAM.

Embarque de Arrais Amador / Carga horária de 6h: atracação, desatracação, condução, embarque, sobrevivência no mar, vida a bordo, ripeam, balizamento.

Conteúdo Programático / Teórico – Motonauta - Carga horária de 5h: luzes de navegação, luzes especiais, regras do governo, sistema de balizamento marítimo da IALA região “B”, sinais de perigo e sinais diversos, primeiros socorros, conhecimento básico das infrações preconizadas na RLESTA – Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (Decreto no 2.596/98).

Aula Prática / Carga horária de 3h: Limites operacionais do equipamento, técnicas de pilotagem, cumprimento do RIPEAM quando na presença de outras embarcações, regras para saída e aproximação segura de praias, cumprimento das áreas seletivas para navegação, situações e emergências, condução e Funcionamento do equipamento, mecânica e manutenção, lavagem e conservação.

Prova:
São 40 questões, acertando 20 você está aprovado(a). Fazendo o arrais e motonauta juntos é feita somente uma prova e uma parte teórica. O resultado será divulgado em 10 dias. No dia do exame não pode chegar atrasado seja por qualquer motivo, eles não devolvem os documentos e terá que pagar taxa de reinscrição.